Entenda como o Brasil será beneficiado com doação de doses de vacinas dos EUA
Brasil receberá doses por meio do consórcio Covax Facility; confira os números e a divisão dos imunizantes doados pelos Estados Unidos a diversos países
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (3) que vai compartilhar com o mundo 80 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até o fim de junho. Pelo menos 75% dos imunizantes serão doados ao consórcio Covax Facility e o restante diretamente aos países que mais precisam.
O primeiro lote conta com 25 milhões de doses, que vão ser destinadas a pelo menos 40 países, incluindo o Brasil. A remessa conta com os medicamentos da AstraZeneca, Johnson & Johnson, Pfizer e Moderna.
Seis milhões de doses vão ser doadas diretamente a parceiros comerciais dos Estados Unidos, como México e Canadá, e nações que enfrentam crises humanitárias e grandes surtos da doença, como os territórios palestinos de Gaza e da Cisjordânia.
Já dos 19 milhões de doses que vão para o Covax, 7 milhões vão para a Ásia, 5 milhões para a África e 6 milhões serão divididas entre os países da América Latina, dentre eles o Brasil.
No entanto, o governo estadunidense não divulgou o número exato de doses que chegarão ao território brasileiro.