Fim do calor sufocante: SP terá tempestade nesta quarta e máxima de 19 ºC na quinta
O sol voltará a aparecer, ainda que discretamente, na sexta-feira (29)
A onda de calor que atingiu São Paulo nos últimos dias deve acabar na tarde desta quarta-feira (27). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura da capital paulista, uma tempestade deve cair no fim do dia e derrubar as temperaturas na cidade.
Além da virada no tempo, a chuva também tem potencial para provocar rajadas de vento de até 60 km/h e descargas elétricas.
Se a temperatura máxima prevista para São Paulo nesta quarta é de 33 °C, na quinta-feira (28) os termômetros não devem ultrapassar a marca dos 19 °C. O CGE explica que isso acontece por conta da entrada de umidade trazida pelos ventos marítimos que ganham força conforme a frente fria se afasta.
Marcada pela típica garoa paulistana com períodos de chuva leve, a quinta-feira deve ter mínima de 15 °C.
O sol volta a aparecer, ainda que discretamente, na sexta-feira (29), o que deve fazer com que as temperaturas subam um pouco durante o dia a atinjam a marca de 22 ºC.
Ainda quente
Por outro lado, Belo Horizonte e o Rio de Janeiro continuarão com temperaturas elevadas em toda a semana. A capital mineira pode chegar a 39 °C na quarta-feira (27). As máximas previstas para outros dias da semana são sempre acima de 30 °C.
Já o Rio deve ter as maiores oscilações no tempo. Na quarta, por exemplo, a capital fluminense terá mínima de 23 °C e máxima de 41 °C. A partir de quinta-feira, as máximas ficarão em 26º.
Vitória segue no mesmo caminho, com máximas acima dos 30 °C quase todos os dias, exceto na quinta, quando a máxima será de 29 °C.
A chuva e a alta na umidade devem melhorar a qualidade do ar no Sudeste. Durante a onda de calor, algumas cidades da região chegaram a registrar umidade relativa do ar perto dos 12%.