Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RJ e Fiocruz começam vacinação em massa contra a Covid-19 no próximo dia 20

    Moradores da Ilha de Paquetá foram escolhidos para o experimento similar ao realizado em Serrana, no interior do estado de São Paulo

    Ana Lícia Soares e Thayana Araújo, da CNN, no Rio de Janeiro

     

    Com o objetivo de avaliar os efeitos da imunização contra a Covid-19 em larga escala, moradores acima de 18 anos da Ilha de Paquetá, na região central do Rio de Janeiro, começam a ser vacinados no próximo dia 20. A informação foi confirmada à CNN pelo secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, nesta segunda-feira (7). 

    O experimento é do comitê científico da prefeitura do Rio para o enfrentamento da pandemia, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e tem como base a experiência desenvolvida na cidade de Serrana, no interior de São Paulo. 

    O infectologista Alberto Chebabo, membro do grupo científico da prefeitura, explicou que o imunizante usado será o da Oxford/AstraZeneca, produzido pela Fiocruz no Brasil. 

    Batizado de “projeto S”, o estudo em Serrana observou redução de 95% no número de mortes depois de vacinar 98% da população com duas doses de Coronavac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. 

    A vacinação em massa no município permitiu a reabertura do comércio e retorno das aulas presenciais. Mesmo após a imunização, os moradores continuam adotando protocolos sanitários, como o uso de máscara e distanciamento social. 

    A Ilha de Paquetá está localizada em meio à Baía de Guanabara, a cerca de 15 quilômetros da estação das barcas na Praça XV, no centro da cidade. Segundo dados do Instituto Pereira Passos (IPP), coletados em 2010, a Ilha de Paquetá tem cerca de 3.361 moradores, 1.253 residências e 170,57 hectares. O acesso à ilha é feito somente por barcas.  

    À CNN, Soranz disse que caso os resultados do experimento em Paquetá sejam positivos, a secretaria municipal de Saúde, em conjunto com a Fiocruz, iniciará a vacinação em massa na comunidade de Manguinhos, na zona norte. Manguinhos tem 261,84 hectares de área territorial, 36.160 moradores e 10.622 domicílios, segundo o IPP.

    Vista do Parque Natural Municipal Darke de Mattos
    Vista do Parque Natural Municipal Darke de Mattos, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro
    Foto: Alexandre Macieira / Prefeitura do Rio