Covid: Índia detecta nova variante ‘duplo mutante’ à medida que casos aumentam
Uma variante ‘duplo mutante’ é uma cepa de vírus que carrega duas mutações; estudos sobre a variação estão em andamento no país
A Índia descobriu uma nova variante “duplo mutante” da Covid-19, enquanto o país luta para conter um aumento nos casos que estão gerando temores de uma segunda onda.
“VOCs (variantes preocupantes) e uma nova variante dupla mutante foram encontrados na Índia“, disse o Ministério da Saúde do país em um comunicado na quarta-feira (24), acrescentando que “sequenciamento genômico e estudos epidemiológicos continuam a analisar a situação”.
Uma variante “duplo mutante” é uma cepa de vírus que carrega duas mutações. Ainda não está claro quantas infecções foram associadas a esta variante mutante dupla, ou se a cepa é mais perigosa, mas o ministério disse que “tais mutações conferem escape imunológico e aumento da infectividade”.
De acordo com o ministério, o número de casos conhecidos ligados à dupla mutação não era alto o suficiente para explicar o atual aumento nacional de infecções.
A Índia registrou 53.476 novos casos de Covid-19 na quinta-feira – o maior aumento em um único dia em cinco meses. A última vez que a contagem diária foi tão alta foi em 23 de outubro, de acordo com uma contagem de números da CNN do Ministério da Saúde.
Texto traduzido. Leia o original em inglês.