Premiê do Reino Unido anuncia pesquisa para tratamentos antivirais Covid-19
Boris Johnson destaca uso de vacinas e testes regulares, mas diz que país quer outras terapias para ajudar na luta contra a pandemia
O Reino Unido começou a pesquisar tratamentos antivirais para tratar a Covid-19 com o objetivo de ter pelo menos duas soluções eficazes e desenvolvidas no país até o final do ano, disse o primeiro-ministro Boris Johnson nesta terça-feira (20).
Johnson afirmou que o advento das vacinas e os testes regulares são fatores-chave para restaurar a normalidade no país e disse que seu governo também está apoiando a pesquisa de terapias para ajudar na luta contra a pandemia.
“Nossa nova Força-Tarefa de Antivirais buscará desenvolver tratamentos inovadores que você possa levar em casa para interromper a trajetória da Covid-19”, disse Johnson. “Isso poderia fornecer outra defesa vital contra qualquer aumento futuro de infecções e salvar mais vidas.”
O governo espera que novos tratamentos possam ser administrados em casa após um teste positivo ou exposição ao novo coronavírus, a fim de reduzir a transmissão e acelerar a recuperação, e reforçando ainda mais uma gama de terapias já disponíveis.
Pesquisas feitas por cientistas britânicos estabeleceram que tanto o esteróide dexametasona quanto o tocilizumabe, um medicamento para artrite desenvolvido pela Roche, reduziram o risco de morte em pacientes com casos graves de Covid-19.
Patrick Vallance, conselheiro científico-chefe do governo britânico, disse que os antivirais em forma de comprimido podem ajudar a proteger as pessoas que não podem tomar as vacinas e ser uma camada de defesa diante de novas variantes do novo coronavírus.