Novavax testa nova versão de vacina contra variante sul-africana da Covid-19
Cientistas esperam determinar se a nova vacina serviria como uma injeção de reforço para a original que já foi desenvolvida, ou como um imunizante bivalente
A empresa de biotecnologia Novavax disse à CNN nesta segunda-feira (15) que seus cientistas estão testando em laboratório uma nova versão de sua vacina contra a Covid-19 que visa especificamente a variante do novo coronavírus identificada pela primeira vez na África do Sul.
Como parte dessa pesquisa, os cientistas esperam determinar se a nova vacina serviria como uma injeção de reforço para a original que já foi desenvolvida, ou como um imunizante bivalente administrado sozinho, o que significa que teria como alvo duas cepas do novo coronavírus: o original e a variante identificada pela primeira vez na África do Sul.
Assim que os testes de laboratório forem concluídos, a nova vacina pode passar para testes clínicos – mas o cronograma ainda está em andamento e a pesquisa ainda é muito inicial.
Em um anúncio anterior em janeiro, a empresa disse: “A Novavax iniciou o desenvolvimento de novos construtos contra as cepas emergentes no início de janeiro e espera selecionar os candidatos ideais para uma vacina bivalente de reforço e/ou combinação para as novas cepas nos próximos dias. A empresa planeja iniciar os testes clínicos dessas novas vacinas no segundo trimestre deste ano ”.