Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Secretário: Prevemos avanço na ocupação de leitos em SP a partir de 17 de junho

    À CNN, secretário de Saúde da capital paulista diz que vacinação por idade começa a partir de julho

    Produzido por Layane Serrano, da CNN São Paulo

     Em entrevista à CNN, o secretário de saúde de São Paulo (capital), Edson Aparecido, disse que as autoridades de saúde da cidade preveem um pico na ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na segunda quinzena do mês de junho.

    “A gente começa a observar uma elevação na média móvel de 14 dias de novos casos na capital. Então, seguramente, conforme prevê a nossa equipe de planejamento, por volta do dia 17 e 20 de junho, nós teremos, sim, um avanço na ocupação dos leitos aqui na cidade.”

    Aparecido ainda disse que não só nos hospitais, mas em toda a rede de unidade básica, há um “termômetro muito preciso” de como está a situação na periferia e em toda a cidade.  “Realmente temos uma previsão de aumento de casos nos próximos dias”, reafirma.

    A respeito do anúncio do governador João Doria (PSDB), que prometeu que toda a população da capital, acima de 18 anos, estará vacinada em outubro, Edson corrobora, mas ressalta que se refere à primeira dose.

    “Seguramente, com a disponibilização de mais vacinas, a gente pode chegar ao final de outubro com todas as pessoas na cidade de São Paulo, pelo menos, com a primeira dose administrada.”

    Ainda de acordo com o secretário, tanto o ministério da Saúde, quanto o governo do estado já se comprometeram em dar celeridade às entregas das vacinas a partir de junho. Além da AstraZeneca e Coronavac que receberam o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), espera-se novas remessas da Pfizer e um primeiro lote da Janssen até o final deste mês.

    “Nós devemos até o final do mês de junho, vacinar todos os grupos prioritários que constam no Plano Nacional de Imunização. Agora mesmo, na segunda-feira (7), nós vamos iniciar a vacinação de todas as pessoas com comorbidade com mais 18 anos, bem como todas as 100 mil gestantes. Já vacinamos praticamente todos os idosos, profissionais de saúde, algumas categorias importantes e acreditamos que até o final de junho a gente consiga concluir esse trabalho.”

    Edson Aparecido afirma que após esse processo, a partir de primeiro de julho, São Paulo retomará a vacinação por faixa etária, começando pelas pessoas entre 55 e 59 anos.

    Secretário Municipal de Saúde Edson Aparecido (05-06-2021)
    Secretário Municipal de Saúde Edson Aparecido (05-06-2021)
    Foto: Reprodução / CNN

    (Publicado por Bruna Baddini)