Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministério da Saúde define critérios para compra de vacinas contra Covid-19

    Entre as orientações está a exigência de registro da Anvisa

    Kenzô Machida, da CNN, em Brasília

     

    O Ministério da Saúde estabeleceu nesta nesta sexta-feira (27) os critérios para a compra de vacinas contra a Covid-10. A CNN teve acesso às exigências que serão estabelecidas. Em uma reunião fechada do grupo de trabalho que discute a aquisição e distribuição dos imunizantes, a pasta definiu que os acordos de intenções fechados com as farmacêuticas não obrigam o governo brasileiro a consolidar a compra. Ou seja, o acordo prévio não significa um compromisso de aquisição.

    Entre as orientações que também serão passadas às desenvolvedoras, está a exigência de registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a compra da vacina pelo governo brasileiro.

    Leia e assista também

    Quando as vacinas contra a Covid-19 estarão disponíveis para os brasileiros?

    Quando haverá uma vacina para a Covid-19? A situação dos imunizantes em testes

    Anvisa diz que registro de vacina em outro país não basta para aprovação

    O Ministério da Saúde definiu, ainda, que as fabricantes devem enviar todas as informações técnicas sobre as vacinas, entre as quais a temperatura necessária para o armazenamento, a logística para transporte e o prazo de validade.

    Durante o encontro, os técnicos do Ministério da Saúde explicaram que, mesmo após a compra dos imunizantes, haverá um contínuo monitoramento técnico-científico das vacinas e que a pasta deverá ter acesso aos resultados conclusivos dos estudos clínicos feitos em humanos.