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    Como os tênis “sportstyle” conquistaram o mercado de revenda

    Adaptações modernas de tênis para trilha, corrida ou caminhada se tornaram a categoria mais recente a atingir preços exorbitantes na revenda

    Daniel Yaw-Millerda CNN*

    O mercado de revenda de tênis é uma fera em rápida evolução. Durante anos, os onipresentes Dunks, da Nike, eram adquiridos assim que eram lançados no aplicativo de tênis da marca, muitas vezes para serem vendidos no mercado secundário pelo dobro do preço.

    Hoje, os calçados “sportstyle” – adaptações modernas de tênis para trilha, corrida ou caminhada – tornaram-se a categoria mais recente a atingir preços exorbitantes no mercado de revenda.

    Celebridades, especialistas em moda e entusiastas do gorpcore cobiçam favoritos como os tênis de trilha XT-6 da Salomon ou a silhueta Gel Kayano 14 da Asics desde a década de 2010, quando os designers começaram a cooptar a estética dos esportes ao ar livre de nicho, mas o estilo esportivo entrou no mainstream mais recentemente: A Hoka e a empresa suíça On só se tornaram marcas de US$ 1 bilhão/ano no ano passado.

    Uma rápida olhada em qualquer site de revenda dirá que esse estilo de calçado é o que está gerando entusiasmo entre os fãs de tênis. Na plataforma de revenda StockX, com sede nos EUA, as marcas de tênis que mais cresceram neste ano em termos de vendas foram a On, com atividade comercial aumentando mais de 15 mil % em relação ao ano anterior, a Salomon, com alta de 202%, e a Asics, com alta de 72%.

    Embora estas marcas ainda estejam atrás da Nike, Adidas e New Balance em termos de comércio global, o seu volume na plataforma – Asics e Salomon são a quinta e a sexta marcas mais vendidas, respetivamente – está aumentando rapidamente graças a estratégias emprestadas dos seus maiores concorrentes e tendências favoráveis, como a preferência de longo prazo dos consumidores pelo uso de calçados de alto desempenho na vida cotidiana, disse Drew Haines, diretor de merchandising da StockX para tênis e itens colecionáveis.

    Desempenho, mas faça isso com estilo

    Os tênis sportstyle combinam estilo e desempenho de maneira única. Nike Dunks ou New Balance 550 são inspirados no esporte, mas um atleta sério provavelmente não os usaria na quadra. Hokas ou Salomons projetados em cores vibrantes para o público da moda, no entanto, são idênticos aos seus homólogos da linha de desempenho menos chamativos.

    Todos os Salomons são produzidos para resistir à Ultra Trail du Mont Blanc, a lendária ultramaratona alpina de 160 quilômetros, disse o presidente-executivo da marca, Franco Fogliato, em abril.

    Os tênis de trilha XT-6 da Salomon se tornaram um item básico da moda e vendem bem no mercado de revenda / Salomon/Divulgação

    “Adoramos a moda e como ela nos permite brincar com o design dos nossos produtos, mas nunca comprometeremos o desempenho”, disse ele.

    Embora a maior parte das vendas da Salomon venha dos seus calçados básicos para caminhada e corrida (e equipamentos de esqui), seu maior impulsionador de crescimento vem dos entusiastas da moda e dos consumidores que compram seus calçados para uso diário.

    Agora é tão provável ver Salomons nas ruas do Brooklyn ou no leste de Londres – ou, no caso da Rihanna, no show do intervalo do Super Bowl – quanto nas montanhas.

    No trimestre encerrado em 30 de junho, a categoria sportstyle da Asics aumentou as vendas líquidas em 51,5% em relação ao ano anterior, para 28,1 bilhões ienes (US$ 193 milhões), enquanto o lucro aumentou 72,5%.

    A categoria é o segundo segmento mais lucrativo da gigante japonesa de tênis, atrás apenas de sua principal linha de desempenho, de acordo com o relatório trimestral de lucros da empresa. Enquanto isso, as vendas líquidas da On aumentaram 52,3% ano a ano, para 444,3 milhões francos suíços (US$ 504,8 milhões) no primeiro semestre de 2023.

    A empresa suíça On tornou-se uma marca de bilhões de dólares em 2023 / On/Divulgação

    Os especialistas acreditam que esta categoria de calçado sobreviverá por muito tempo na moda, como os tênis grossos, que foram eliminados pelo ciclo de tendências em rápida evolução. Isto se deve em parte às credenciais de utilidade, durabilidade e desempenho dos tênis esportivos, que representam uma boa relação custo-benefício para os consumidores, ao mesmo tempo que têm estilo.

    “Com o seu preço e a associação com marcas e retalhistas de alto padrão, parece que há um caminho para eles atuarem especificamente na alta moda a longo prazo”, disse o especialista em moda masculina e consultor de marca Clayton Chambers.

    Colaborações alimentam o hype

    O mercado de revenda desempenha um papel vital ao permitir que os consumidores regulares tenham acesso a estes produtos, especialmente porque as colaborações mais badaladas são frequentemente lançadas através de retalhistas de nicho ou através de ativações pessoais peculiares.

    Ao longo do último ano, a Asics atingiu o status hype de tênis após colaborações esgotadas com o digital mood board Jjjjound e a marca de moda feminina de Copenhague, Cecilie Bahnsen, juntamente com a parceria de estilo esportivo de longa data da marca com o designer de moda masculina baseado em Londres, Kiko Kostadinov.

    A Asics entrou no mundo da moda com algumas colaborações selecionadas com marcas cult, tornando-os altamente desejáveis / RAW Productions – Joop Groen

    Pares da primeira iteração da colaboração Bahnsen, que apresentam tênis de corrida Asics Gel adornados com flores azuis salientes, mudam de mãos na StockX hoje a um preço médio de venda de US$ 730, de acordo com a plataforma. (Os tênis foram inicialmente vendidos por US$ 425).

    O avanço da moda original da Salomon ocorreu em 2016, quando a marca lançou sua primeira colaboração de tênis com a The Broken Arm, uma boutique parisiense moderna. Nesse mesmo ano, contratou o antigo designer da Arc’teryx, Jean-Phillippe Lalonde, para liderar as suas ofertas de estilo desportivo, e a marca tornou-se uma colaboradora de moda em série.

    Seu tênis mais badalado até agora neste ano veio em maio na forma de uma parceria esgotada com a marca Sandy Liang, de Nova York, lançando uma edição especial de seu tênis de trilha XT-6 nas cores rosa, preto e verde escuro.

    Depois de serem vendidos a US$ 175 no lançamento inicial, os tênis atualmente são negociados na StockX a um preço médio de US$ 400. Sportstyle é agora a categoria de produtos de crescimento mais rápido para a marca em termos de vendas, disse o executivo de marketing da Salomon, Alex van Oostrum, em fevereiro.

    Adidas Yeezy Boost 350 / noah boisclair/Unsplash

    O trabalho de Lalonde na Salomon não passou despercebido por muito tempo. Em 2021, a On contratou o designer para supervisionar seus projetos especiais e parcerias de moda, que desde então incluíram colaborações de calçados com a Loewe e a marca de agasalhos técnicos Post Archive Faction.

    O sucesso das colaborações das marcas de sportstyle também levou a um aumento da procura no mercado secundário pelos seus tênis comuns, bem como ajudou a quebrar o monopólio dos tênis hype anteriormente desfrutados pela Nike, Jordan e Adidas com a sua agora extinta linha Yeezy, disse Haines, da StockX.

    “Os fãs de tênis estão cada vez mais vendo marcas como Salomon, Asics e On como uma forma de se diferenciar”, disse Haines. “É como se um dia eles acordassem percebendo que tinham 30 pares em seu guarda-roupa, metade deles Jordans e a outra metade Yeezys, e pensassem: ‘já é hora de mudar a rotação’”.

    *Nota do editor: Este artigo foi publicado originalmente por The Business of Fashion, parceiro editorial da CNN.

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