Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    É mais seguro praticar esportes ao ar livre ou em academias? Médico responde

    Infectologista Jean Gorinchteyn também explicou porque abaixar a máscara durante prática de exercícios é um risco à saúde

    Da CNN, em São Paulo

    São Paulo reabre parques municipais e academias a partir da próxima segunda-feira (13), mas os cuidados para as práticas de exercícios devem ser iguais para ambos. De acordo com o infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas, o uso da máscara é indispensável tanto para esportes ao ar livre quanto para atividades em locais fechados.

    À CNN, Gorinchteyn explicou que a distância recomendada de 2 metros entre pessoas vale para exercícios parados, porém há outras medidas para atividades físicas intensas.

    Leia também:
    Veja a lista de parques que reabrem em São Paulo a partir desta segunda (13)
    Academias reabrem em SP nesta segunda (13); entenda as novas regras

    “Já aprendemos uma coisa chamada aerodinâmica do vírus. Entendemos que a distância de 2 metros é para quando estou fazendo exercício parado, mas se eu faço bicicleta, por exemplo, posso lançar o vírus no ar por 5 metros. Se estou correndo, isso sobre para 9 metros”, disse o especialista.

    É por isso, segundo Gorinchteyn, que abaixar ou retirar a máscara durante a prática de exercícios é perigoso, pois o vírus será lançado a uma distância maior e com mais chances de atingir outras pessoas.

    “Percebemos que muitas pessoas na hora de fazer os exercícios abaixam a máscara e isso é um risco para elas. Se estou andando e alguém sem máscara vir correndo na minha direção, ela está lançando o vírus. O risco é eu estar me infectando. Existem cenários de risco que ainda estamos aprendendo”, explicou.

    Leia e veja mais:
    Máscara incomoda, mas não diminui performance, diz Marcio Atalla
    Visão Responde: saiba que cuidados tomar para ir a parques e academias

    O infectologista ainda ressaltou que a rebertura de parques e academias não significa a volta à normalidade de antes. “Todas as aulas em grupo [nas academias] ainda estão suspensas. O recomeço vai existir com distanciamento de 1,5 metro para frente, para trás e ambos os lados. As pessoas vão ter que respeitar esse distanciamento”, frisou.

    Nos parques, Gorinchteyn destacou que esportes coletivos também seguem banidos e, apesar de estar aberto para a circulação de pessoas, também será necessário respeitar o distanciamento entre elas.

    (Edição: Luiz Raatz)