Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com leitos ocupados por Covid-19, Reino Unido reativa hospitais de emergência

    País registrou o recorde de 50 mil novos casos diários nos últimos quatro dias, puxado em parte por uma nova variante mais infecciosa do vírus

    Londres: Hospitais voltaram a sofrer com o excesso de pacientes com Covid-19
    Londres: Hospitais voltaram a sofrer com o excesso de pacientes com Covid-19 Foto: Andrew Winning - 24.set.2013 / Reuters

    Kate Holton, da Reuters

    As autoridades de saúde britânicas reativaram os hospitais de emergência construídos no começo da pandemia para lidar com o aumento no número de casos de Covid-19, que está pressionando os leitos existentes, em especial em Londres. 

    O Reino Unido registrou o recorde de mais de 50 mil novos casos diários nos últimos quatro dias, puxado em parte por uma nova variante do vírus que é muito mais infecciosa, além de um aumento no número de pessoas morrendo a cada dia. 

    Leia também: 
    Laboratório identifica nova variante do coronavírus no Brasil
    Desrespeito ao isolamento é pior do que mutação do vírus, diz médico

    Os médicos alertam que estão tendo dificuldade para conseguir lidar com a situação, especialmente em um momento em que vários colegas estão de licença por estarem doentes ou porque precisam se isolar. Paramédicos e enfermeiras têm tratado pacientes em ambulâncias por conta da falta de leitos. 

    Um e-mail da equipe do Royal London Hospital informou que o estabelecimento está no “modo de medicina de desastre”. 

    Uma porta-voz do Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês) disse que o Hospital de Nightingale, em Londres, está sendo preparado para reabrir se necessário. 

    “Antecipando-se à pressão crescente pelo avanço da nova variação da infecção, foi solicitado à regional de Londres da NHS que garantisse que a unidade de Nightingale fosse reativada e estivesse pronta para receber pacientes caso precise”, disse ela. “O processo está em andamento.”

    O hospital, baseado no Centro de Exibições Excel e batizado com o nome da enfermeira vitoriana Florence Nightingale, será atendido por médicos de Londres com o suporte adicional de militares e parceiros voluntários, disse a porta-voz.

    Os hospitais de Nightingale são áreas temporárias que foram construídas em poucos dias em março e abril, com a ajuda de militares, quando os hospitais sofreram pela primeira com a dificuldade de suportar o fluxo de pacientes com Covid-19.