Instituições propõem apenas antivirais e anticorpos para Covid, diz especialista
Em entrevista à CNN, o pneumologista do InCor Carlos Carvalho afirmou outros medicamentos não são usados precocemente para combater a doença
Em entrevista à CNN, o pneumologista do Instituto do Coração (InCor) Carlos Carvalho afirmou que as principais entidades que são referência para a comunidade médica não recomendam nenhum medicamento das fases iniciais da Covid-19, apenas alguns antivirais e coquetéis de anticorpos.
“Uma série de grandes instituições hoje não recomendam o uso de qualquer tratamento precoce que não seja alguns antivirais, mas muitos deles ainda então autorizados em uma fase um pouco emergencial, e alguns coquetéis de anticorpos”, explicou Carvalho.
Segundo o pneumologista, em pacientes hospitalizados há alguns medicamentos específicos que podem ser usados, como anti-inflamatórios e anticoagulantes. “Essa dupla de remédios é a principal”, disse.
Carvalho explica que, a partir de determinada fase da doença, a medicação se direciona para as consequências e sintomas da Covid-19, não para a doença do novo coronavírus em si. “Caso haja infecções, podemos usar antibióticos e assim por diante para tratar as eventuais complicações.”