EUA autorizam primeiro teste caseiro de saliva para Covid-19
Com o teste, as pessoas podem coletar sua própria saliva em casa e enviar suas amostras para um laboratório para obter resultados
A Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, emitiu na sexta-feira (8) uma autorização de uso emergencial para o primeiro teste caseiro do Covid-19 que utiliza amostras de saliva, informou a agência em comunicado à imprensa.
Com o teste, as pessoas podem coletar sua própria saliva em casa e enviar suas amostras para um laboratório para obter resultados. Até agora, os testes para o Covid-19 geralmente envolvem amostras de swab de nariz ou garganta.
O laboratório RUCDR Infinite Biologics, da Rutgers University, recebeu uma autorização de emergência para realizar esse tipo de teste. Em abril, a Rutgers anunciou que a FDA autorizou o teste de saliva desenvolvido com outros grupos para “uso de emergência” no diagnóstico do Covid-19.
“O que há de novo é expandir o acesso a testes para pessoas”, disse à CNN Andrew Brooks, diretor de operações e diretor de desenvolvimento de tecnologia do laboratório RUCDR Infinite Biologics.
“Se as pessoas se comprometerem a fazer a autocoleta e puderem facilitar essa coleta em casa, obrigatoriamente com receita médica, poderemos chegar àqueles que estão em quarentena, não têm meios de transporte ou têm medo de sair para a rua”, Disse Brooks.
“Então eles fazem o teste pelo correio ou de um centro de distribuição.”