Saúde inverte quantidades de doses entre Amapá e Amazonas e fará correção
Amazonenses esperavam 78 mil doses de vacina contra a Covid-19 e receberam apenas 2 mil
O Ministério da Saúde enviou as quantidades incorretas de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados do Amazonas e do Amapá. A saúde amazonense aguardava 78 mil doses de imunizantes e recebeu apenas 2 mil, a quantidade reservada nesta etapa ao Amapá.
A troca foi reconhecida em nota e será corrigida ainda na madrugada desta quinta-feira (25), informa a pasta.
“O estado do Amazonas receberá 76 mil doses adicionais que haviam sido entregues ao Amapá, totalizando 78 mil vacinas. O Amapá, por sua vez, ficará com as 2 mil correspondentes ao seu público-alvo para esta estapa de entregas da campanha”, diz o Ministério da Saúde em nota.
A divisão considera a população de cada estado — o Amazonas tem cerca de 4,2 milhões de habitantes, contra algo próximo a 900 mil pessoas no Amapá — e a situação de cada estado em relação à pandemia do novo coronavírus.
A pasta afirma ainda já ter enviado mais de 15 milhões de doses aos estados desde o dia 18 de janeiro. Na nota, o Ministério da Saúde reiterou a promessa de distribuir mais 200 milhões de doses até julho, o suficiente para vacinar 50% da população brasileira.
O mais recente cronograma do Ministério da Saúde prevê a entrega de 78 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca e mais 42 mil da Coronavac ao estado do Amazonas. O Amapá, por sua vez, receberá, segundo o órgão, 2 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca e 800 doses da Coronavac.
Erro em planilha
O erro já constava em uma planilha elaborada pela área técnica do Ministério da Saúde antes do início da distribuição das doses. O documento foi obtido pelo analista da CNN Igor Gadelha e confirmado pela própria pasta.
Pela planilha, é possível ver que a área técnica registrou que o Amapá receberia 78 mil doses e o Amazonas, 2 mil doses. As vacinas foram transportadas em voos comerciais que chegaram ainda na manhã desta quarta-feira aos estados.
Vacinação no Brasil
De acordo com o levantamento da Agência CNN feito até às 20h desta quarta feira (24), pelo menos 7.755.716 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Brasil. Destas, 259.439 no estado do Amazonas e 26.034 no estado do Amapá.