China aprova vacina da Sinopharm contra a Covid-19 para uso geral
A aprovação vem um dia depois que a Sinopharm disse que sua vacina é 79,34% eficaz, citando análises provisórias de testes clínicos de fase 3
Os reguladores chineses aprovaram a primeira vacina contra o coronavírus fabricada no país, desenvolvida pela gigante farmacêutica estatal Sinopharm. O anúncio foi feito pelas autoridades chinesas na madrugada desta quinta-feira (31).
A aprovação vem um dia depois que a Sinopharm disse que sua vacina é 79,34% eficaz, citando análises provisórias de testes clínicos de fase 3.
Leia também:
Vacina da Sinopharm contra a Covid-19 tem 79% de eficácia, diz empresa
Luta contra a Covid-19 avança com remédio imunizante e mais 2 vacinas na fase 3
A China ampliou drasticamente seu programa de uso de vacinas de uso emergencial nas últimas semanas. Desde 15 de dezembro, administrou mais de 3 milhões de doses de vacina em “grupos-chave” da população, disse Zeng Yixin, vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, em entrevista coletiva hoje.
Isso se soma ao 1,5 milhão de doses administradas em “grupos de alto risco” até o final de novembro, acrescentou Zeng.
Entre os que foram vacinados , menos de 0,1% desenvolveram febre baixa e cerca de duas pessoas por milhão desenvolveram “reações adversas relativamente sérias”, como alergias, de acordo com Zeng.
O Beijing Biological Products Institute, uma subsidiária da Sinopharm, disse em um comunicado publicado na quarta-feira que os resultados provisórios mostram que a vacina Sinopharm é segura e as pessoas que receberam duas doses produziram anticorpos de alto nível.