Saiba a importância de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19
Muitos idosos não voltaram para receber a imunização completa, o que pode gerar um aumento de internações
Muitas pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não voltaram para receber a segunda, o que é totalmente contraindicado pelos médicos.
Na Paraíba, por exemplo, mais de 75 mil pessoas não retornaram aos postos de vacinação após receberem a primeira aplicação. Já em Santos, no litoral paulista, dois mil idosos com mais de 80 anos não completaram a imunização.
De acordo com a epidemiologista e ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Carla Domingues, a possibilidade de infecção após a aplicação de uma dose ocorre pelo fato de o organismo não possuir todos os anticorpos necessários para combater o vírus.
Com isso, a médica reforça a importância de manter os cuidados preventivos, como o uso de máscara e o isolamento social: “Medidas não farmacológicas deverão ser continuadas, até que tenhamos realmente uma queda importante da circulação do coronavírus”, disse.
Segundo pesquisadores da Fiocruz, o relaxamento de idosos quanto às medidas restritivas após a aplicação da primeira dose pode levar a um aumento no número de internações.
A possibilidade de contrair Covid-19 no intervalo entre as doses é a principal hipótese considerada por especialistas para a morte de Agnaldo Timóteo, que ocorreu depois de o cantor já ter recebido imunização completa.
(publicado por Fernanda Colavitti)