Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gilead vai buscar aprovação acelerada do remdesivir no Brasil

    Companhia conseguiu nesta sexta-feira (1º) o aval do governo dos Estados Unidos para uso de medicamento no tratamento à COVID-19

    Raquel Landimda CNN

    A farmacêutica Gilead Sciences informou à CNN que vai buscar “aprovação acelerada” do remdesivir no Brasil para o tratamento da Covid-19. A companhia conseguiu nesta sexta-feira (1º) o aval do governo dos Estados Unidos.

    No Brasil, a aprovação de medicamentos é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Gilead confirmou que vem mantendo a Anvisa informada da evolução e dos resultados dos estudo.

    Para aprovar o medicamento no Brasil, não é preciso realizar novamente os técnicos clínicos com pacientes feitos nos Estados Unidos, desde que a empresa demonstre que os dados já obtidos são aplicáveis para a população brasileira e que geram benefícios para a realidade local.

    A Gilead disse que, num primeiro momento, é muito provável que remdesivir venha do exterior ao invés de ser fabricado localmente. A empresa vem tentando escalar a produção nos Estados Unidos.

    Desde janeiro, a Gilead já produziu doses necessárias para tratar 140 mil pessoas e espera chegar a 1 milhão até o fim do ano e a vários milhões em 2021. A companhia ainda não consegue dizer qual será a disponibilidade do produto para o mercado brasileiro.

    Também não há estimativas de qual seria o custo do medicamento no Brasil. Por enquanto a companhia se comprometeu a doar todo o seu estoque atual para que seja utilizado em estudos clínicos e em tratamentos nos EUA. 

    Tópicos