Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    População do Rio já pode se cadastrar para testes em massa; veja como funciona

    Morador deve utilizar o aplicativo ‘Dados do Bem’ e responder um questionário de autoavaliação antes de solicitar o agendamento para teste da Covid-19

    Paula Martini e Isabelle Resende, da CNN, no Rio de Janeiro

    O agendamento para realização dos testes para a Covid-19 no estado do Rio de Janeiro pode ser feito a partir desta quinta-feira (3). A população deve se cadastrar através do aplicativo “Dados do Bem”. O usuário deve baixar o aplicativo, realizar um cadastro e responder a um questionário de autoavaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de o usuário estar infectado pelo novo coronavírus. Uma amostragem das pessoas cujas respostas apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização dos testes. O agendamento será de segunda a segunda, de 7h às 19h. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima pelo próprio aplicativo. O resultado fica pronto em até 72 horas e também é disponibilizado pela plataforma. Caso o resultado seja positivo para Covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para também realizarem os testes.

    Os exames começarão a ser feitos somente na sexta-feira (4). Nesse primeiro momento, a testagem será feita em três centros: no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, em São Gonçalo; na Região Materopolitana e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, no Sul Fluminense. De acordo com o governo do estado a capacidade total é de 1.500 exames por dia. O critério para escolha das unidades foi baseado no aumento no número de casos da Covid-19 nessas regiões, além da baixa oferta de testes do tipo molecular (RT-PCR).

    A testagem é voltada a pacientes sintomáticos a partir de 12 anos, entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas, além de pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid-19. O exame é do tipo RT-PCR, feito através da coleta de amostras no nariz com uma espécie de cotonete.

    Aplicativo Dados do Bem para testagem do novo coronavírus
    Aplicativo Dados do Bem para testagem do novo coronavírus
    Foto: Reprodução/Dados do Bem

     

    A testagem no estado do Rio deve ser ampliada nos próximos dias para outras três unidades e em regiões onde for identificado aumento de casos de Covid-19. Um dos locais de testagem em massa será o Hospital Modular de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A unidade foi construída pela Secretaria de Obras e entregue em junho para ser usada exclusivamente para pacientes com covid-19, mas nunca chegou a funcionar.

    De acordo com o governo do estado do Rio, foram feitos só em novembro 92.925 exames do tipo RT-PCR, os chamados testes moleculares. Além do aumento da testagem da população, o governo estadual anunciou a abertura de novos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19, totalizando 348 leitos exclusivos. Desse número, 112 já foram abertos nos últimos dias. Os outros leitos serão disponibilizados até o próximo dia 15, de acordo com a evolução dos casos.