Voluntários brasileiros começam exames para receber testes de vacina de Oxford
Candidatos para receber a vacina são homens e mulheres, com idades entre 18 e 55 anos e que não devem ter sido infectado pelo novo coronavírus
Os exames sorológicos em voluntários que poderão testar a vacina contra a Covid-19 começaram nesta terça-feira (23). Os candidatos vão participar da terceira fase de testes da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford.
São homens e mulheres, com idades entre 18 e 55 anos, e que não devem ter sido infectado pelo novo coronavírus. Para ajudar nessa verificação, o Grupo Fleury irá realizar pelo menos dois mil diagnósticos para Covid-19 do tipo sorológico para a seleção dos candidatos brasileiros.
Leia também:
Vacina de Oxford contra Covid-19 será testada em 2 mil voluntários no Brasil
Macacos são imunizados contra novo coronavírus em testes de vacinas
Reino Unido anuncia teste de vacina para COVID-19 em humanos a partir de 5ª
A maioria dos participantes deve ser formada por profissionais da área de saúde. À CNN, o infectologista Celso Granato, do Grupo Fleury, explicou o motivo.
“Uma das etapas da vacinação é comparar quantas pessoas do grupo vacinado pegaram a doença ao longo do tempo e no grupo controle. Então, se você trabalha com pessoas que são profissionais da saúde, a incidência é maior e é uma chance de mostrar que a vacina funcionou na prática
No Brasil, o trabalho é coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A aplicação da vacina nos voluntários deve começar a ocorrer na primeira semana de julho.
O país é o segundo a receber esse teste da vacina. No Reino Unido, a vacina começará a ser testada a partir de quinta-feira (23) em cerca de 10 mil pessoas.
(Edição: Leonardo Lellis).