Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo de SP culpa dados represados por recorde de registros de Covid-19

    Secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que sistema do DataSUS apresentou instabilidade

    Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

    O secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou nesta quinta-feira (23) que o recorde de casos do novo coronavírus registrado ontem se deve ao represamento de dados em função de um problema em sistema do DataSUS, que coleta e processa dados de Saúde.

    “Fiz pessoalmente uma diligência em relação aos dados, para entender isso. Se vem na faixa de 7,5 mil novos casos por dia e passa para 16.777, algo aconteceu”, disse Gorinchteyn em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

    “Observamos que a partir de 17 de julho [a média] baixou para 5 mil casos, cerca de 2,5 mil a menos, confirmando o problema. O sistema do DataSUS apresentou problemas e instabilidades, dificultando a inserção de casos leves dos municípios para essas contabilizações. Com isso, os dados acabaram lançados de uma vez só”, continuou.

    Assista e leia também:

    Mundo ultrapassa 15 milhões de casos de Covid-19

    ‘É uma injeção de ânimo’, diz primeira voluntária a receber vacina em SP

    “A despeito daquele número acelerado, entendemos que ele existe. Não estamos falando esse número não existiu, mas ele deixou de estar diluído para ser lançado num dia só. De toda forma, no cômputo da projeção do que esperávamos até o final da segunda quinzena de julho, os números estão abaixo da média.”

    Gorinchteyn também informou que nas últimas 24 horas o estado registrou 12.561 novas infecções por Covid-19 – número também será analisado para saber se tem relação com o problema no DataSUS –, chegando a 452.007 casos.

    Já em relação ao mortos, foram 362 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, já são 20.894 vítimas em São Paulo.

    Governo de São Paulo explica recorde de casos de Covid-19
    Dados apresentados pelo governo de São Paulo para explicar o recorde de casos de Covid-19 registrado em 22 de julho; apesar da alta, média móvel não foi afetada
    Foto: Reprodução/ Governo SP/ YouTube

    O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo, Paulo Menezes, deu mais informações sobre o problema no Data SUS citado por Gorinchteyn.

    O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo, Paulo Menezes, deu mais informações sobre o problema no Data SUS citado por Gorinchteyn. Ele afirmou que instabilidades no sistema eSUS-VE, usado para o registro de casos leves, causou a variação dos registros.

    “De quinta-feira, ao longo do fim de semana, e até segunda-feira, os municípios tiveram muita dificuldade de atualizar os dados no eSUS-VE. Se inseria os dados e não era possível salvar ou se salvava sem data de confirmação”, afirmou Menezes.

    Ele afirmou que isso fez o número saltar para mais de 16 mil casos na quarta-feira e para mais de 12 mil nesta quinta. “E é possível que até amanhã a gente ainda tenha algum rescaldo de notificações que ficaram pendente durante aquele período.”

    (Com informações de Henrique Melo, da CNN, em São Paulo)