Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Testagem em massa contra Covid-19 no RJ tem alta abstenção e só 50% fazem exames

    Chefe de gabinete da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Simões, diz que desistência de quem se cadastra em app atrapalha organização do governo

    Testagem em massa no Rio de Janeiro tem registrado alta taxa de abstenção
    Testagem em massa no Rio de Janeiro tem registrado alta taxa de abstenção Foto: Isabelle Seleme/CNN

    Lucas Janone, da CNN, no Rio de Janeiro

    Nos primeiros cinco dias de testagem em massa para covid-19 no Rio de Janeiro, metade das pessoas que marcaram o exame não compareceram. 

    Em entrevista à CNN Rádio, o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Simões, afirmou que essa alta taxa de abstenção atrapalha os planos do governo para tentar reduzir a alta de casos. 

    De acordo com o sistema Monitora-Covid19, da Fiocruz, o estado tem a maior mortalidade por 100 mil habitantes do país. 

    Os testes em massa foram anunciados no dia 24 de novembro pelo governador em exercício Cláudio Castro (PSC) como forma de lidar com a alta de casos do novo coronavírus. O programa tem a parceria do aplicativo “Dados do Bem”, plataforma disponibilizada pelo governo para o cadastro das pessoas que têm interesse em realizar a testagem. 

    Assista e leia também:
    Seis estados brasileiros estão próximos do colapso de UTIs para a Covid-19
    Pontos de testagem em massa ficam vazios no primeiro dia de exames no Rio
    Com UTIs quase lotadas no Rio, multidão se aglomera durante show de Ferrugem

    Segundo o chefe de gabinete, a maior parte das desistências dos interessados na testagem acontece na última etapa do processo. Nesses casos, a pessoa atende aos critérios exigidos pelo governo, mas não confirma o comparecimento ao ser informado da data, hora e local para a realização do teste.

    “Em média, 500 pessoas preenchem o agendamento por dia para a testagem em massa, mas metade não confirma a presença. Isso atrapalha a organização do governo”, afirmou Simões. 

    A pessoa interessada em participar do programa e realizar o teste de Covid-19 precisa baixar o aplicativo Dados do Bem no Google Play (Android) ou na App Store (iOS) e responder um questionário sobre seu estado clínico, informando se apresenta sintomas ou caso tenha comorbidades. O resultado sai em até 72 horas.

    O programa do governo foi iniciado em três unidades da rede pública do estado, sendo uma em Volta Redonda e duas em São Gonçalo, área com o maior crescimento da curva de infecção.