Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo inicia vacinação para pessoas em situação de rua com mais de 60 anos

    Meta é vacinar 2.196 pessoas dessa faixa etária contra a Covid-19 na capital paulista.

    Da CNN

     A vacinação de 2.196 pessoas em situação de rua, com mais de 60 anos, terá início a partir desta sexta-feira (12), na cidade de São Paulo. 

    De acordo com  prefeitura, a campanha terá início às 8h, no Núcleo São Martinho de Lima, localizado na Rua Siqueira Cardoso,  277, Belenzinho.

    A ação será conduzida pelas equipes do Programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde, e conta com 26 equipes, distribuídas nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). 

    A vacinação será feita das 7h às 19h, até que essa população, que já está cadastrada e tem vínculo com o programa, seja completamente vacinada. Ao todo, cerca de 500 profissionais atuarão na logística utilizando 50 carros para deslocamento e vacinação.

    As equipes são constituídas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, agentes da saúde de rua, agentes social e administrativo e, em algumas unidades, cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal.

    Os profissionais realizam abordagens e acompanhamentos em consultas e desenvolvem vínculos com as pessoas que vivem em situação de rua na capital paulista. Desta forma, diz a prefeitura, é possível fazer a orientação e manter uma escuta qualificada, além de atuarem na oferta de curativos, medicações e vacinações, entre outros procedimentos.

    A distribuição de máscaras de tecido e itens de higiene, incluindo álcool em gel, também tem sido uma ação recorrente durante a pandemia. Segundo a prefeitura de São Paulo, entre abril de 2020 a janeiro de 2021, as equipes dos Programas Consultório na Rua e Redenção na Rua realizaram 182.751 abordagens de pessoas em situação de rua, 33.194 consultas médicas e 79.948 avaliações multiprofissionais aos usuários cadastrados no programa.