Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fiocruz: Primeiro lote de vacinas da Covid-19 com IFA nacional sai em outubro

    À CNN, vice-presidente da Fiocruz explica que processo de fabricação e controle de qualidade das vacinas leva cerca de 90 dias

    Produzido por Camille Couto e Leandro Resende, da CNN no Rio de Janeiro

     

    Em entrevista à CNN, o vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Krieger, afirmou que a entrega do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, produzidas com o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) 100% brasileiro, será feita em outubro.

    “Nós temos a previsão da entrega dos primeiros lotes produzidos 100% no Brasil, em outubro”, diz. Segundo ele, serão instaladas duas linhas de produção. Uma delas começa agora e a outra, quinze dias depois. “Vamos produzir de forma contínua até lá.”

    Ele diz que a infraestrutura para a linha de produção está pronta e já foi certificada pela Anvisa. “A obra está pronta. Nós temos agora que começar a produção.”

     

    Segundo Krieger, o processo de fabricação das vacinas leva em torno de três meses para ser concluído até poder ser entregue ao Ministério da Saúde.

    “O ciclo do crescimento celular, quando a gente tira do tubinho o que chegou nesta quarta-feira (2) do nosso banco de células, até a produção das vacinas, demora 45 dias nos biofermentadores. Depois da vacina produzida, a gente tem um período de mais 45 dias para o controle de qualidade, então, o ciclo de produção de um lote é um ciclo de 90 dias. Começa agora, mas só vai estar liberado em 90 dias.”

     

    Redução na entrega

    Ainda de acordo com Krieger, a redução de 10 milhões de doses para o segundo semestre de 2021 em relação ao previsto anteriormente no cronograma está sendo contornada. “Nós estamos buscando blindar essa situação com aquisição de doses adicionais”, disse à CNN.

    A previsão da fundação é entregar 15 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 a partir do mês de outubro. 

    “Estimamos a liberação do primeiro lote em outubro, mas nós já teremos aí, a partir desse momento, entregas constantes dos lotes que já estão sendo produzidos agora em junho, julho e agosto”, diz ele em relação às demais vacinas já em desenvolvimento com o IFA importado.

    Vice-presidente de produção da Fiocruz, Marco Krieger (03-06-2021)
    Vice-presidente de produção da Fiocruz, Marco Krieger (03-06-2021)
    Foto: Reprodução / CNN