Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O que é o equinócio de primavera, que ocorre neste sábado (23)?

    Fenômeno marca o início da estação no hemisfério sul do planeta Terra

    Da CNN

    Neste sábado (23) ocorre o equinócio de primavera no hemisfério sul do planeta Terra, marcando o fim do inverno e o início da primavera, que começou às 3h49.

    O fenômeno também ocorre no hemisfério norte, mas, lá, a data é chamada de equinócio de outono e abre a estação de mesmo nome.

    Nos equinócios, que ocorrem duas vezes por ano, o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada uma.

    O fenômeno não pode ser percebido com clareza nas regiões próximas à linha do Equador que, em teoria, já tem dias e noites de 12 horas cada durante o ano todo.

    No entanto, quanto mais perto dos polos, em locais como o norte do Canadá, a Noruega e a Rússia, a duração do sol e da escuridão são iguais neste dia.

    Justamente por isso se chamada equinócio, termo que vem da palavra latina equinoxium, que significa igualdade entre dia e noite.

    Por que ocorre o equinócio de primavera?

    A Terra gira ao longo de uma linha imaginária que vai do polo Norte ao polo Sul. Chama-se eixo, e essa rotação é o que nos dá dia e noite.

    O eixo está inclinado 23,5 graus, o que faz com que um hemisfério do planeta receba mais luz solar do que o outro durante metade da órbita do ano em torno do Sol. Esta discrepância na luz solar é o que desencadeia as estações.

    O efeito é máximo no final de junho e no final de dezembro, quando são vividos os solstícios, quando as diferenças de tempo entre o dia e a noite são maiores, especialmente perto dos polos.

    Diferenças entre dia e noite

    Mesmo no equinócio, há pequenas diferenças entre claro e escuro percebidos pelas pessoas a depender da localidade onde estão.

    As horas “quase” iguais do dia e da noite se devem à forma complexa de medir o nascer do sol e a refração da luz solar em nossa atmosfera. Por exemplo:

    • No Equador: cerca de 12 horas e 6 minutos (Quito, Nairóbi, e Singapura estão todos perto do Equador);
    • A 30 graus de latitude: cerca de 12 horas e 8 minutos (Houston, Cairo e Xangai);
    • A 60 graus de latitude: cerca de 12 horas e 16 minutos (Helsinque e Anchorage).

    Para obter a verdadeira igualdade entre o dia e a noite, é necessário esperar dias ou até semanas após o equinócio oficial. Esse dia é chamado de equilux , e quando ocorre depende da sua latitude.

    *Com informações de Forrest Brown, da CNN Espanhol

    Vídeo – Onda de calor: 9 estados do Brasil têm alerta vermelho de perigo

    Tópicos