Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deveríamos bloquear o espaço aéreo brasileiro contra variantes, diz Nicolelis

    Em entrevista à CNN, o médico Miguel Nicolelis afirmou que o país deveria bloquear pessoas vindas da Índia, que vive um dos piores momentos da pandemia

    Produzido por Jorge Fernando Rodrigues, da CNN, em São Paulo

    Em entrevista à CNN, médico e neurocientista Miguel Nicolelis afirmou que o Brasil deveria fechar o espaço aéreo para evitar que novas variantes da Covid-19 cheguem ao país. Como exemplo, o profissional da saúde citou a Índia, país que vive um dos piores momentos da pandemia atualmente. 

    “Deveríamos bloquear a vinda de pessoas da Índia para conter o eventual transporte de novas variantes, que são assustadoras”, disse Nicolelis.

    “Precisamos olhar o território indiano para ver o que acontece quando se perde o controle de uma situação como essa.” 

    Imunidade de rebanho

    As cepas também foram utilizadas pelo médico para mostrar o quão difícil é estipular o que seria a chamada “imunidade de rebanho” contra a Covid-19.

    “A imunidade de rebanho transformou-se em uma quimera, porque quando há múltiplas variantes aparecendo com várias respostas às vacinas fica muito difícil definir um valor”, afirmou. 

    Nicolelis também demonstrou preocupação com a reabertura das atividades devido à queda do número de óbitos e internações, o que pode voltar a aumentar em pouco tempo.

    “Estamos vivendo a tática da sanfona. As pessoas têm a impressão de que tudo passou e têm uma falsa sensação de segurança, passando a acharem que podem fazer tudo o que faziam antes da pandemia.” 

    Profissional da saúde faz teste de Covid-19 em turista no aeroporto de Havana.
    Profissional da saúde faz teste de Covid-19 em turista no aeroporto de Havana, Cuba
    Foto: REUTERS/Alexandre Meneghini