Com 34ºC, cidade de SP bate de novo recorde de temperatura mais alta do ano
Bairro mais quente na tarde desta sexta foi Perus, com 35,5°C, seguido por Pinheiros e Butantã, com 35,1°C e 35,0°C, respectivamente
A cidade de São Paulo registrou, nesta sexta-feira (22), novo recorde de temperatura máxima de 2023 com média de 34ºC, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo.
Essa é a terceira vez que o recorde é batido desde domingo:
- 33,3ºC na segunda-feira (18)
- 33,2ºC no domingo (17)
O bairro mais quente na tarde desta sexta foi Perus, na zona norte, com 35,5°C, seguido por Pinheiros e Butantã, na zona oeste, com 35,1°C e 35,0°C, respectivamente.
A Defesa Civil municipal decretou estado de atenção para altas temperaturas desde o dia 21 de setembro. No entanto, encerrou o estado de atenção para baixa umidade do ar no dia 22.
A previsão é de que o calor permaneça na capital paulista pelos próximos dias, mas que, com o aumento previsto da umidade, a temperatura também vá caindo lentamente, disse o CGE.
A brisa marítima já se faz presente a partir do extremo sul da cidade, aumentando a quantidade de nuvens e diminuindo o forte calorão registrado hoje, informou o centro.
Além disso, mesmo com o calor elevado, São Paulo já registrou 68,5% da chuva esperada para o mês de setembro.
Previsão para próximos dias
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia e da Climatempo é de que a onda de calor que o Brasil enfrenta chegue a partir desta sexta e no final de semana, com temperaturas ultrapassando 40ºC.
Por isso, há a expectativa de que a capital paulista também registre novos recordes de calor, com máxima no domingo (24), segundo o CGE.
Sábado
O dia que marca oficialmente o fim do inverno deve registrar forte calor desde as primeiras horas da manhã, com poucas nuvens e predomínio de sol ao longo do dia.
A temperatura mínima será de 19°C na madrugada e a máxima pode superar os 34°C, enquanto as menores taxas de umidade do ar permanecem acima dos 28%.
O dia vai terminar com poucas nuvens e sem previsão de chuva.
Domingo
O dia seguinte também deve ser de sol forte e muito calor. A madrugada vai registrar termômetros por volta dos 20°C e sensação de tempo abafado.
A expectativa é de um novo recorde de temperatura máxima do ano, que poderá atingir os 36°C no período da tarde.
A umidade do ar estará em declínio nas horas de maior aquecimento, com valores mínimos próximos aos 23%.
Não há previsão de chuva na capital e região metropolitana.
VÍDEO – Nove estados têm alerta de perigo para calor
*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo