Governador do Amazonas diz que vai decretar novas medidas de restrição no estado
O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse à CNN que vai anunciar nos próximos dias novas medidas de restrição no estado.
Ele afirmou que vai se reunir com representantes da indústria antes decidir sobre a extensão dos bloqueios.
Em análise, está o anúncio do fechamento de fábricas e do comércio. Ficaria de fora do decreto somente indústrias de alimentos e de medicamentos. Também teriam autorização para funcionar supermercados e farmácias durante boa parte do dia.
Como mostrou a CNN, a PGR recomendou ao Amazonas que adote medidas mais severas de isolamento sanitário diante do aumento do número de casos e de mortos por Covid-19.
O sistema de saúde do Amazonas está colapsado pela segunda vez desde o começo da pandemia do novo coronavírus.
Em Manaus, capital amazonense, não há mais vagas para internação e até mesmo para sepultamentos. O número de enterros de vítimas da Covid-19 na cidade, em janeiro deste ano, ultrapassou a quantidade registrada em todo o ano de 2020.
No ano passado, 1.285 sepultamentos pela doença foram contabilizados, contra 1.333 apenas nos primeiros 21 dias de 2021.
Para piorar a situação alarmante, pacientes estão morrendo por asfixia, pois há escassez de oxigênio — essencial para o tratamento de casos graves da Covid-19.