Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo não reabrirá hospitais de campanha, diz secretário municipal de Saúde

    Em entrevista à CNN, Edson Aparecido disse que hospitais de campanha não devem retomar funcionamento mesmo com alta de casos de Covid-19

    Da CNN, em São Paulo

    O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (6), que hospitais de campanha não voltarão a funcionar na capital paulista, apesar do crescente número de casos e internações registrados no início do ano devido à pandemia de Covid-19.

    “Nós não vamos abrir novamente os hospitais de campanha. Eles tiveram papel muito importante no início da pandemia, foram 12 mil pessoas salvas no Pacaembu e no Anhembi. Naquele momento, não tínhamos esses oito hospitais novos que a prefeitura abriu e, agora, temos uma estrutura muito maior, que é definitiva e fica mais fácil para a gente criar e instalar novos leitos nesses prédios”, disse Aparecido.

    Leia também:

    Hospitais da Grande SP têm ocupação de 100% nos leitos de UTI para Covid-19
    SP pode ter medidas mais restritivas nesta quinta, diz Centro de Contingência
    Após dois adiamentos, SP confirma apresentação de dados da Coronavac na quinta

    Apuração do jornalista da CNN Evandro Cini revelou que cinco hospitais da região metropolitana de São Paulo estão com ocupação de 100% dos leitos de UTI para tratamento da Covid-19. Dois desses hospitais, Vila Santa Catarina e Santa Casa de Santo Amaro, são municipais.

    Segundo o secretário, ao menos 20% dessas internações são de pacientes que vieram de fora da capital paulista. Essa demanda, de acordo com Aparecido, infla os números da cidade e a impede de avançar nas fases do Plano São Paulo, definido pelo governo estadual.

    “Pelos números, nós devemos estar na fase amarela. Exatamente porque aqui há disponibilidade de número de leitos, o número de casos ainda para 100 mil habitantes está no limite de ultrapassar da fase amarela para a laranja. Obviamente que a decisão que o comitê do estado faz não é da cidade de São Paulo isoladamente, é do conjunto da região metropolitana e isso é um problema. Nós, na noite de ontem, tínhamos 23% das internações de UTI nos hospitais públicos do município de pessoas não-residentes da cidade”, afirmou o secretário.

    Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de Covid-19
    Médicos fazem treinamento no hospital de campanha para tratamento de Covid-19, em São Paulo (29.abr.2020)
    Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    (Publicado por Daniel Fernandes)