Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cardiologista ensina como socorrer alguém com síncope, como jogador da Dinamarca

    Roberto Kalil explica possíveis causas e a maneira correta de agir caso se depare com alguém que desmaia

     O cardiologista Roberto Kalil Filho falou à CNN neste sábado (12) o que fazer caso encontre alguém que passe pelo mesmo que o jogador Christian Eriksen, da Dinamarca, que teve uma síncope em campo durante o jogo contra a Finlândia pela Eurocopa.

    “O importante é o atendimento de emergência, e ele imediatamente foi socorrido. A cada minuto do coração parado, há 10% de chance de a pessoa morrer. Em alguns minutos a volta à vida fica impossível. As manobras de ressuscitação são extremamente importantes e a chegada do socorro com o desfibrilador. Há uma exigência que os locais públicos possuam”, explica.

    “Há várias causas para o desmaio, como infarto e hipertrofia do coração, mas outra é bastante comum: a queda de pressão, que não leva à morte, mas ao desmaio. No primeiro socorro tem que ver se a pessoa está desacordada, se tem pulso, e começar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar até a chegada do desfibrilador e do SAMU. Exames complementares mostrarão o diagnóstico”, diz Kalil, que também comanda o “CNN Sinais Vitais”.

    Roberto Kalil (12-06-2021)
    Cardiologista Roberto Kalil (12-06-2021)
    Foto: Reprodução / CNN

     

    O jogador recebeu massagem cardíaca ainda em campo e foi retirado do local com suporte de oxigênio. Os jogadores da Dinamarca formaram um círculo ao redor da equipe médica em uma tentativa de dar privacidade ao procedimento.

    Tópicos