Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo avalia barreira sanitária contra cepa indiana da Covid-19

    Seis pessoas no Maranhão estão infectadas com a variante do novo coronavírus; prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que equipes de saúde trabalham em estratégias

    Paula Nobre, da CNN, em São Paulo

    A cidade de São Paulo estuda a implantação de barreiras sanitárias para conter a variante indiana do novo coronavírus. Os primeiros casos da cepa no Brasil foram identificados no Maranhão na última quinta-feira (20).

    O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se pronunciou nesta sexta-feira (21). Nunes demostrou preocupação com a cepa indiana e afirmou que as equipes de assistência social e de saúde estão trabalhando em conjunto para que a nova variante não chegue à capital paulista.

    Se preciso, o prefeito afirmou que novos leitos de UTI podem ser abertos para pacientes de Covid-19.

    Cepa indiana no Maranhão

    De acordo com a Secretaria de Saúde do estado do Maranhão, seis casos da cepa indiana foram detectados entre os 24 tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, vindo da China.

    Na última semana, o navio, que está ancorado na costa do Maranhão, foi posto em quarentena após um indiano de 54 anos, tripulante da embarcação, ser diagnosticado com Covid-19. Ele e outros cinco tripulantes testaram positivo e exames posteriores confirmaram a presença da variante B.1.617.2. 

    A âncora da CNN Daniela Lima confirmou com o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), que o navio não atracou na costa maranhense e segue em alto-mar, com os tripulantes isolados nas cabines. Até o momento, não há nenhum registro de infecção pela cepa indiana fora da embarcação.

    De acordo com a secretaria maranhense, a equipe médica que atendeu a tripulação do navio se deslocou por via aérea, foi testada antes e depois da ação e permanece em isolamento. 

    Movimentação na região da 25 de março, em São Paulo, em meio à pandemia da Covid
    Movimentação na região da 25 de março, em São Paulo, em meio à pandemia da Covid-19
    Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo (9.dez.2020)