Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    América do Sul é novo epicentro da Covid-19 e Brasil é o mais afetado, diz OMS

    O diretor-executivo do órgão também ressaltou que não há evidências clínicas que apoiam uso da cloroquina contra a doença

    O diretor-executivo de emergência em saúde da OMS Michael Ryan durante entrevista coletiva em Genebra, na Suíça
    O diretor-executivo de emergência em saúde da OMS Michael Ryan durante entrevista coletiva em Genebra, na Suíça Foto: Denis Balibouse/Reuters (3.mai.2020)

    Da CNN, em São Paulo*

    A América do Sul é um novo epicentro de transmissão da Covid-19, disse Michael Ryan, diretor-executivo do programa de emergências em saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), nesta sexta-feira (22).

    “Vimos muitos países da América do Sul com número crescente de casos [da doença] e há uma preocupação com todos, mas certamente o mais afetado neste momento é o Brasil”, declarou o médico durante a entrevista coletiva diária do órgão sobre a evolução da doença.

    O Brasil é a nação sul-americana com o maior número de casos e mortes pelo novo coronavírus. Até esta quinta-feira (21), foram confirmados mais de 310 mil pacientes e 20 mil vítimas da doença. Logo na sequência, mas com uma grande diferença, o Peru tem 108.769 confirmações e 3.148 mortes.

    Ryan também demonstrou preocupação com o novo protocolo de administração da hidroxicloroquina. “Observamos que o governo brasileiro aprovou o uso mais amplo da hidroxicloroquina, mas apontamos que os estudos atuais conduzidos pela Opas [Organização Pan-Americana de Saúde, braço da OMS nas Américas] com base em evidências clínicas não sustentam o uso da hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19″, afirmou. 

    Com Reuters