Quero usar meus 40 anos de experiência para gerenciar crises, diz Carlos Henrique Schröder à CNN
Ex-diretor-geral da TV Globo lança empresa de consultoria que vai focar em gerenciamento de crise e impacto empresarial
Depois de 38 anos de Rede Globo, empresa em que foi diretor-geral de 2013 e 2019, Carlos Henrique Schröder se lança em novo desafio. Nesta quinta-feira (21), o jornalista divulgou a Hands On, uma consultoria focada em gerenciamento de crise, reputação e impacto de empresas e pessoas públicas.
Em conversa com a CNN, Schröder contou que esta nova empreitada nasceu de um questionamento de um amigo que lhe perguntou se não deveria usar essa experiência de quase 40 anos trabalhando em uma empresa de comunicação para ajudar outras empresas a olhar exatamente crise e prevenção de crises.
Além do jornalista, Leonardo de Campos Melo, sócio-fundador do LDCM Advogados e ex-sócio dos escritórios Sergio Bermudes e FCDG; Patricia Dalpa, especialista em gestão de marca, branding e comunicação; e Marisa Cesar, com larga experiência em práticas ESG, são os sócios da consultoria.
“A gente começou a estudar o tema e começou a analisar essa questão de mercado, oportunidade, e viu que crise hoje está ligada a um ambiente muito maior, que não é só debelar uma crise, mas é sair melhor de uma crise.”
Então, contou que ele e sua equipe, após esse pontapé, começaram a estudar reputação.
“A gente viu que o impacto das empresas hoje na sociedade tem um peso muito importante, por isso, criamos esse tripé imagem, trabalho com crise e prevenção de crise — reputação e imagem — e impacto. E nessa visão, a gente criou uma estrutura de time com pessoas de áreas completamente diferentes.”
Time multidisciplinar
A Hand On tem advogado, jornalista, profissional de branding e de impacto, formando, segundo ele, um time multidisciplinar.
“Talvez seja a primeira empresa no Brasil que tem esta visão constituída desse modo, porque é muito comum você ter uma empresa de comunicação, ou um escritório de advocacia, enfim, que têm um braço que cuida de crise. Nós somos uma empresa dedicada a cuidar de crise, prevenção de crise e impacto social.”
Para ele, esse time multidisciplinar, com pessoas com características diferentes, com experiências diferentes, com vivências diferentes, se somam pelo que elas já viveram durante esse período de vida profissional.
“Acho que isso agrega valor. Isso é um diferencial de mercado e eu acho que o cliente vai depender muito da proximidade da construção.”
Schröder revelou que não quer começar com muitas empresas no portifólio. “Queremos tratar de casos específicos que possa dizer que gente conseguiu fazer uma mudança importante, uma reformulação na vida de uma empresa. Então, a gente quer trabalhar muito próximo da empresa, acolher a empresa, abraçar a empresa e traçar um projeto a longo prazo de transformação. É esse o nosso desejo e o nosso propósito. A gente espera conseguir realizar, começar com poucos para fazer muito bem feito e muito próximo da companhia esse trabalho.”
Em relação aos clientes, ele confirmou que algumas empresas já os procuraram, mas ainda não tiveram conversas objetivas.
“A partir de agora vamos oferecer ao mercado nosso serviço. Agora, oficialmente, a gente começa a conversar.”