Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeitura de SP vai contratar 200 leitos privados para pacientes sem Covid-19

    A contratação valerá, inicialmente, por 60 dias, prorrogáveis por tempo indeterminado. O chamamento público será publicado no Diário Oficial

    Profissionais atende paciente na UTI-Covid do hospital de campanha na zona norte de São Paulo
    Profissionais atende paciente na UTI-Covid do hospital de campanha na zona norte de São Paulo Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo (31.mai.2021)

    Anna Satie, da CNN, em São Paulo

    A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (8) que irá contratar 200 leitos na rede privada para atender pacientes com outras condições além da Covid-19. Metade desses será de UTI.

    A contratação valerá, inicialmente, por 60 dias, prorrogáveis por tempo indeterminado. O chamamento público será publicado no Diário Oficial nesta noite, segundo afirmou a prefeitura em nota.

    Até esta segunda-feira (7), a cidade registrava 80% de ocupação de leitos de UTI e 65% nos de enfermaria. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a maior parte dessas vagas é ocupada por pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

    Em visita à UBS Vila Praia, na zona sul da cidade, o secretário Edson Aparecido disse que a capital paulista vive um momento de pressão na rede hospitalar por causa do aumento de internações.

    “A cidade precisa de um conjunto de leitos para atender à população que não está com Covid-19”, disse, acrescentando que a pasta irá implantar mais 250 leitos de terapia intensiva até o dia 20 deste mês. 

    Em entrevista à CNN no último sábado (5), Aparecido disse que as autoridades de saúde da cidade preveem um pico na ocupação de leitos de UTI na segunda quinzena do mês de junho.

    “A gente começa a observar uma elevação na média móvel de 14 dias de novos casos na capital. Então, seguramente, conforme prevê a nossa equipe de planejamento, por volta do dia 17 e 20 de junho, nós teremos, sim, um avanço na ocupação dos leitos aqui na cidade.”