Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Enem 2021: veja como será a estrutura da prova e divisão das questões

    Faltando cerca de 30 dias para o primeiro dia de exame, a CNN preparou um “intensivão” para estudantes interessados no tema

    Rodrigo Maia, da CNN, em São Paulo

    Enem vestibular
    Prova do Enem (04.nov.2018)
    Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal alternativa para os estudantes brasileiros ingressarem no ensino superior. Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, as provas foram adiadas para janeiro e fevereiro de 2021. E uma das principais novidades do exame é a aplicação da prova digital.

    Faltando cerca de 30 dias para o primeiro dia de exame, a CNN preparou um “intensivão” para estudantes interessados no tema. Serão matérias especiais para você se manter informado e bem preparado para encarar o conteúdo.

    Confira a agenda atualizada da aplicação:

    ·         Provas tradicionais: 17 e 24 de janeiro de 2021

    ·         Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021

    ·         Resultado: 29 de março de 2021

    Em relação ao formato da prova, o Ministério da Educação afirmou que este ano deve ser o último que a prova vai seguir a Matriz de Referência do Enem, que está sendo aplicada desde 2009. A divisão de questões da prova será:

    ·         1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas

    ·         2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

    A adaptação da prova ao chamado “Novo Ensino Médio” vai ser aplicada apenas no exame do próximo ano, de acordo com o MEC.

    A maior novidade deste ano será a aplicação de provas digitais. Nessa modalidade, cerca de 100 mil estudantes poderão fazer o exame pelo computador.

    O objetivo do MEC é expandir essa quantidade até que, em 2026, o exame seja 100% digital. A medida pode reduzir os altos custos de impressão.

    A prova digital terá o mesmo formato da impressa, com 180 questões e a redação. No entanto, como a aplicação vai ocorrer em datas diferentes, as perguntas não serão as mesmas.

    Em relação à redação, os temas também serão distintos, mas, mesmo na prova digital, o texto seguirá sendo feito no papel.

    Assista e leia também

    Estudantes não poderão usar nota do Enem 2020 no Prouni e no Fies

    Enem: Justiça monta sistema para acompanhamento de ocorrências em tempo real

    O nível de dificuldade é o mesmo, tanto na prova digital como na impressa, assim como o tempo de prova.

    O conteúdo do ENEM é muito extenso. Por essa razão, é preciso de muito preparo para ir bem na prova. E a CNN vai te ajudar. Fique atento aos próximos textos. Vamos dar dicas importantes para você melhorar ainda mais seu rendimento.