Santa Catarina e Rio Grande do Sul ainda podem ter ‘resquícios’ de neve hoje
Fenômeno é resultado da uma forte frente fria que passa pelo Brasil
Moradores do Rio Grande do Sul devem continuar registrando uma mistura de chuva com neve nesta sexta-feira (21). O mesmo pode ocorrer em Santa Catarina. O fenômeno é resultado da frente fria que passa pelo Sul do Brasil. A temperatura na região promete ficar ainda mais baixa neste fim de semana.
Em entrevista à CNN, na manhã desta sexta-feira (21), a meteorologista Estael Sias afirmou que a frente fria que está passando pelo Brasil se ampliará ainda mais nas próximas horas. No entanto, a janela de neve já está com os dias contados na região sul.
“Amanhã este frio se ampliará mais, alcançando parte do sul do Amazonas, Rondônia e Acre. A amplitude vai modificar ainda mais a temperatura pelo Centro-Oeste e parte do Norte do país. A janela de neve já está se encerrando, tendo um resquício do fenômeno ainda nesta sexta em algumas regiões [RS e SC]”, afirmou.
Leia também:
São Paulo terá frio intenso e chuva até o próximo domingo
Frente fria trará ao sul do Brasil maior incidência de neve desde 2013
De acordo com Estael Sias, o alcance da massa de ar polar neste momento é um dos fatores que chama a atenção dos especialistas que monitoram o fenômeno.
“Já tivemos eventos assim. Eu não me recordo de isso ter acontecido nesta intensidade. Nós temos hoje temperaturas abaixo de 10ºC em pontos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e temperaturas na casa de 12ºC em Goiás. Aqui no Rio Grande do Sul grande parte das cidades registraram temperaturas abaixo de 0ºC.”, explica.
“A expectativa é de que o sábado continue muito gelado no Sul e Sudeste. Mas é no domingo que começa a ter esta mudança na temperatura e aos poucos ela vota a subir. Na próxima semana, há previsão de calor para os gaúchos”, finaliza a meteorologista.
(Edição: André Rigue)