Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Retomada das aulas presenciais não será simultânea na rede municipal do Rio

    Secretaria municipal vai definir data, mas abertura de todas as 1.543 unidades dependerá de adequações para combater o coronavírus

    Stéfano Salles, da CNN, no Rio de Janeiro



     

    A retomada das aulas presenciais nas escolas municipais do Rio de Janeiro não deve acontecer ao mesmo tempo em todos os estabelecimentos da rede. A secretaria municipal de educação vai anunciar uma data para a retomada nesta quarta-feira (27), mas ela levará em conta diversas variáveis, que não devem ser atendidas por todas as 1.543 unidades ao mesmo tempo.

    No dia oito de fevereiro (segunda-feira) começarão as aulas no formato remoto. O presencial terá que esperar mais um pouco, pela necessidade de adaptar as estruturas das escolas, os recursos humanos e a obediência ao protocolo sanitário específico para Covid-19 elaborado pela rede.

     

    Sala de aula com distanciamento social no RJ
    Sala de aula com distanciamento social no RJ
    Foto: Reprodução/CNN Brasil (19.out.2020)

     O secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, deixou claro que não vai impedir o início das aulas das escolas que estiverem prontas, devido aos desafios das que ainda precisarão se adequar.

    “Teremos um processo para adequar toda a estrutura, o desafio não apenas o protocolo sanitário, envolve os profissionais, o acolhimento, a identificação, os grupos de risco, a infraestrutura, e as demandas de famílias e comunidades escolares”, explica Ferreirinha.

    O secretário explicou ainda que o modelo adotado será inclusivo. “Teremos apoio para os alunos das unidades que, no primeiro momento, voltarão apenas de forma remota. Já pensamos e planejamos distribuição de material didático físico, por exemplo. Vamos incluir a todos, mas vamos nivelar por cima”, conclui o secretário.

    A data para reinício das aulas, esperada para o dia 22 de fevereiro pelo setor educacional, não deve se confirmar. Esse foi apenas um dos cenários apresentados pelo município ao Comitê de Operações de Emergência (COE-Covid), na primeira reunião do órgão, realizada na segunda-feira.

    Embora ainda não tenha uma data definida, o que deve acontecer ainda nesta quarta, a retomada deve acontecer pelo menos uma semana depois do dia 22 de fevereiro. Com isso, a pasta e o setor ganham tempo para adequação de toda a rede.

    Tópicos