Fogo no Pantanal: acessar locais é o maior desafio, diz comandante de operação
Tenente-coronel Vicente Manoel comanda ação que combate incêndios em bioma no Mato Grosso
A dificuldade em acessar as áreas queimadas na região do Pantanal é um dos maiores obstáculos ao combate a incêndios no bioma, diz o militar Vicente Manoel, que comanda a Operação no Mato Grosso.
Em entrevista à CNN neste sábado (19), o comandante disse que em 30 anos de carreira nunca viu um cenário tão atípico no Pantanal, que enfrenta um período de estiagem prolongado. “O que tem agravado consideravemente a situação no Pantanal são as condições meteorólogicas”, afirma Manoel.
Leia mais:
Biólogo da USP analisa impactos ambientais com incêndios no Pantanal
Queimadas no Pantanal: 5 respostas para as perguntas mais comuns
“Os acessos aos locais que estão queimando [são a maior dificuldade] porque não temos rodovias que chegam próximas às áreas queimadas. Diante disso, nos deslocamos por aeronaves ou partimos para combate de forma aérea, o que temos feito em nosso estado com transportes fornecidos pelo ICMBio”, disse.
Mesmo acessando locais atingidos, Manoel aponta que a vegetação densa muitas vezes também impede que os brigadistas cheguem à origem do fogo. “São regiões de difícil deslocamento. A condição climática, as distâncias e o deslocamento dificultam”, afirma.
(Edição: Sinara Peixoto)