Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Búzios fecha praias durante megaferiado

    Prefeitos preparam barreiras em toda Região dos Lagos para evitar aglomeração

    Com a decisão, Búzios entra, novamente, na Bandeira Vermelha
    Com a decisão, Búzios entra, novamente, na Bandeira Vermelha Foto: Divulgação

    Leandro Resende e Paula Martini, da CNN, no Rio de Janeiro

    A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, irá impedir o acesso às praias durante o “megaferiado” do Rio de Janeiro entre os dias 26 de março e 4 de abril. A ideia é evitar turistas na cidade em meio a tentativa do estado de frear as contaminações pelo novo coronavírus. Prefeitos das sete cidades da região se articulam para criar barreiras sanitárias e impedir a chegada de pessoas de fora no período.

    Das sete cidades, duas não têm leitos de UTI disponíveis. Cabo Frio, a maior da região, tem 90% de ocupação de leitos e já precisou transferir pacientes com Covid-19 para outras cidades do estado. 

    A capital flumimense e Niterói decretaram medidas restritivas em conjunto que irão valer de 26 de março e 04 de abril, o que gerou nos prefeitos dessas cidades o receio de que um grande fluxo de turistas visite a região.

    “Não adianta querer vir passar o feriado na Região dos Lagos. Não vai entrar”, afirmou o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, que prevê a instalação de barreiras sanitárias e avalia decretar o fechamento das praias. 

    Em Búzios, dos mais famosos balneários do país, a ideia é a mesma.  O prefeito Alexandre Martins adiantou à CNN que iria proibir a permanência nas areias e o funcionamento de barracas durante o “superferiado”. 

    “Todos os prefeitos têm mostrado muita preocupação com o feriado porque o movimento de turistas já vem crescendo bastante. Eu já tenho as barreiras sanitárias, mas vai me ajudar muito se as outras cidades também implementarem”, explicou o prefeito.

    Só será permitido o acesso às praias para atividades físicas individuais. Quiosques e ambulantes não poderão funcionar. 

    Búzios mantém barreiras sanitárias desde o ano passado. A entrada na cidade so é permitida com a apresentação de QR Code de hospedagem, comprovante de residência ou para trabalhadores do município.

    Os eventos, shows e festas estão proibidos. O comércio pode funcionar até meia-noite, com 60% da capacidade.