Lula vê Biden como o presidente americano mais pró-sindicato, relatam aliados
Simpatia do presidente brasileiro se consolidou no tradicional discurso do Estado da União, em que Biden falou de trabalho e investimentos
Aliados relatam que Luiz Inácio Lula da Silva vê hoje Joe Biden como o presidente norte-americano mais pró-sindicato da história dos Estados Unidos. Vem daí a aproximação com Biden, que não combina com o antiamericanismo de parte da equipe mais próxima a Lula.
A imagem de Biden vem sendo construída em reuniões de Lula com a poderosa AFL-CIO, que reúne mais de 60 federações sindicais, e com o senador democrata Bernie Sanders.
A simpatia do presidente brasileiro se consolidou no tradicional discurso do Estado da União do norte-americano, em que Biden falou de trabalho e investimentos.
Lula chegou a dizer na época que apanharia muito da imprensa brasileira se fizesse um discurso como aquele. A ideia de os dois trabalharem juntos a questão trabalhista — particularmente a regulamentação dos trabalhadores por aplicativo — partiu de Biden em Hirsoshima, no Japão, às margens da cúpula do G7.
E caiu em terreno fértil: o brasileiro já estava convencido que se tratava de um aliado.
Veja também: Lula e Biden vão firmar pacto pró-trabalhadores de aplicativos