Abertura do processo de impeachment contra Witzel e mais da noite de 10 de junho
Assista ao 5 Fatos Noite apresentado pela âncora da CNN Daniela Lima
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprova abertura de processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel (PSC) e a resposta do governador de que está “absolutamente tranquilo” e demonstrará inocência estão entre os destaques do 5 Fatos Noite desta quarta-feira, 10 de junho de 2020.
Witzel
Em votação simbólica, a Alerj aprovou, por 69 votos a 0, a abertura de um processo de impeachment contra o governador do Wilson Witzel. O governador conseguiu apenas que um deputado se abstivesse de votar, mas não teve nenhuma manifestação a seu favor.
Resposta do governador
Em nota, o governador do Rio disse que vai encarar o processo com resiliência democrática, que vai tocar sua defesa e que tem compromisso com o combate à corrupção. Ele é investigado e suspeito de participar de esquema que desviou recursos da saúde durante a pandemia.
Weintraub
Partidos de oposição foram ao Supremo para tentar derrubar medida provisória que abriu espaço para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, interferir em universidades federais nomeando diretamente seus reitores durante a pandemia. Vai haver reação no Congresso também.
Fake news
O Supremo iniciou o julgamento que vai definir se o inquérito que apura notícias falsas e ameaças disparadas contra a corte é constitucional. A análise do caso só deve ser concluída na semana que vem.
São Paulo
O governo de São Paulo prorrogou a quarentena até o dia 28 de junho e ampliou as restrições de movimentação em cidades do interior, como Ribeirão Preto.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
(Edição: Marina Motomura)