Congresso pode dar aval para autonomia do Banco Central e mais de 9 de fevereiro
Assista ao 5 Fatos Manhã apresentado pela âncora da CNN Muriel Porfiro
A declaração do presidente de que o governo negocia a retomada do auxílio emergencial e a possibilidade do aval do Congresso para que o Banco Central tenha autonomia são alguns dos destaques da manhã desta terça-feira, 9 de fevereiro de 2021.
Auxílio emergencial
Pela primeira vez, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu publicamente que o governo negocia a retomada do auxílio emergencial. Foi em cerimônia no Palácio do Planalto, da qual participaram os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Os dois defendem a retomada do benefício desde a campanha para a sucessão das Casas legislativas.
Banco Central
O Banco Central deve receber nesta terça-feira (9) o aval do Congresso para ter autonomia. Deputados governistas esperam, no mínimo, 300 dos 523 votos. Com a autonomia do BC garantida por lei, a instituição brasileira se aproxima das autoridades monetárias de países como Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Chile e México.
DEM x PSDB
O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, disse à CNN que a eleição da Câmara não representa nada para 2022. Neto negou que a posição do DEM na votação para a presidência da Câmara signifique uma aliança com o governo de Bolsonaro. E ainda afirmou que o DEM continuará cultivando uma boa relação com o PSDB, caso Rodrigo Maia se filie ao partido de João Doria.
Covid-19
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo divulgue, em até cinco dias, a ordem de preferência dos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19, e que siga critérios científicos. Isso porque, segundo o ministro, essa ordem não está clara no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Economia
O bitcoin bateu novo recorde. A moeda chegou a incríveis 44,868 dólares. Tudo porque a Tesla, fabricante de carros elétricos, disse que, em breve, vai aceitar a criptomoeda como forma de pagamento.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Publicado por: André Rigue)