Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo prorroga até outubro apoio da Força Nacional ao ICMBio na Amazônia

    Ação conjunta das pastas da Justiça e Segurança Pública e Meio Ambiente visa combater o desmatamento, a extração ilegal de recursos e invasões

    Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo

     O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) do dia 12 de abril cujo objetivo é estender por mais 180 dias o prazo do uso da Força Nacional em apoio ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) em ações contra violações do meio ambiente. A portaria expira em 8 de outubro deste ano.

    A Força Nacional já atua em conjunto com o instituto há mais de um ano na proteção das Unidades de Conservação Federais da Amazônia contra o desmatamento, as invasões em áreas dos estado e a extração ilegal de minério e madeira na região.

    Em 14 de outubro do ano passado, o governo federal já havia autorizado a ampliação do período das ações conjuntas entre as pastas da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente por 180 dias. A vigência da portaria expirou no domingo (11).

    O período de uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao órgão poderá ser novamente prorrogado a depender do desejo das partes envolvidas. Além de proteção armada, a operação é destinada, sobretudo, ao apoio logístico dos agentes de segurança ao ICMBio, que deve disponibilizar a infraestrutura necessária para a realização das ações.

    O efetivo armado a ser enviado, bem como as demais especificações do uso da Força Nacional, serão definidos pela Coordenação-Geral de Planejamento e Operações da Força Nacional vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    Tópicos