Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com termômetros perto dos 40°C, SP bate segundo recorde de calor na semana

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital chegou aos 37,1°C, sendo a temperatura mais alta do ano e a 2ª maior da história

    Calor bate recorde em São Paulo em virtude de massa de ar quente
    Calor bate recorde em São Paulo em virtude de massa de ar quente Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Giulia Alecrim, da CNN, em São Paulo

    A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente do ano nesta quarta-feira, 30, ultrapassando o recorde do último domingo, 27, quando a cidade atingiu 34,8°C de média.

    De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital chegou aos 37,1°C, sendo a temperatura mais alta do ano e a segunda maior de toda a série histórica das medições na capital. O dia mais quente teria sido em 17 de outubro de 2014, com 37,8°C.

    Apesar da máxima prevista para hoje ter sido de 35°C, a média da cidade se encontrava, às 17h50, em 36,8°C, também a maior do ano, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura. Já em Jaçanã e Tremembé, na zona norte, este valor foi ainda maior, chegando a 38,1°C. Como a medição oficial é feita pelo Inmet, os registros do CGE não são considerados.

    Leia mais:
    Onda de calor deve continuar em várias regiões do Brasil
    Com calor de 33ºC e parques fechados, paulistanos lotam arredores do Ibirapuera

    A cidade registrou, portanto, dois recordes de calor na mesma semana. Até então, o dia mais quente do ano havia sido na tarde do dia 12 de setembro, com 34,1°C. Já a maior temperatura registrada pelo CGE desde 2004 foi em 2 de fevereiro de 2019, com 36,7°C.

    O recomendável em dias quentes como este é beber muita água e evitar exposição prolongada ao sol e ambientes fechados, bem como exercícios físicos entre 10h e 16h. 

    A temperatura alta deve permanecer durante esta quinta-feira, 01, que terá céu com poucas nuvens. A temperatura máxima deve atingir também os 36°C. Na sexta-feira (02), a temperatura quente se repete, com máxima de 37°C.

    Tópicos

    Tópicos