Jaques Wagner ganha aval de Lula para negociar com Zelensky, dizem fontes
Encontro entre os presidentes brasileiro e ucraniano deve acontecer na quarta-feira (20)
O senador Jaques Wagner (PT) ganhou o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para negociar um encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky às margens da conferência da Organização das Nações Unidas, em Nova York, confirmam à CNN fontes a par das conversas.
A iniciativa foi bem-sucedida. Segundo o Planalto, Zelensky aceitou o horário proposto por Lula e os dois líderes vão se encontrar na quarta-feira (20), às 16 horas, horário local (17h no horário de Brasília).
Se realmente acontecer, será a primeira reunião presencial entre Lula e Zelensky depois de muitos desencontros e críticas mútuas. O pedido de reunião em Nova York veio dos ucranianos.
No domingo, Wagner confirmou que o Brasil tinha oferecido dois horários para Zelensky.
A declaração pegou de surpresa a equipe do assessor especial de assuntos internacionais, Celso Amorim, que até o momento vinha encabeçando os contatos. Amorim não participou da iniciativa.
Jaques Wagner e Celso Amorim disputavam influência na área de assuntos internacionais durante a transição de governo.O senador pretendia apontar uma pessoa próxima para chanceler, mas Amorim prevaleceu.