Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Receita do Twitter avança, mas aumento da base de usuários preocupa

    Receita de publicidade no primeiro trimestre somou US$ 899 milhões, alta de 32% ante mesmo período do ano passado

    Aplicativo do Twitter
    Aplicativo do Twitter Foto: Mike Blake/Reuters (22.jul.2019)

    Por Elizabeth Culliford e Sheila Dang, da Reuters

     O Twitter divulgou nesta quinta-feira (29) um salto na receita, impulsionada por melhorias de produto que trouxeram resultado acima do esperado.

    Mas a companhia afirmou que os custos e despesas subiram e que o crescimento de usuários neste ano pode ser mais lento nos próximos trimestres.

    As ações da companhia caíram 8,7% no pregão estendido.

    O Twitter anunciou em fevereiro metas ambiciosas para expandir sua base de usuários e acelerar o lançamento de novas funções, de olho em dobrar a receita até 2023.

    A receita de publicidade no primeiro trimestre somou US$ 899 milhões, alta de 32% ante mesmo período do ano passado. Analistas esperavam, em média, faturamento de 890 milhões, segundo dados da Refinitiv.

    O faturamento total do trimestre foi de US$ 1,04 bilhão, 28% acima do registrado um ano antes e praticamente em linha com a média de expectativas do mercado, de 1,03 bilhão.

    O Twitter reportou 199 milhões de usuários diários ativos, 20% mais que um ano antes. Analistas esperavam 200 milhões, segundo a FactSet.

    A empresa repetiu alerta de que o crescimento da base monetizável de usuários diários, que se refere aos usuários diários que podem ver anúncios, pode ser de “dois dígitos baixos” nos próximos trimestre, com o segundo trimestre sendo provavelmente o ponto mais baixo.

    A companhia afirmou que é muito cedo para se determinar o total impacto da mudança da política de privacidade da Apple, lançada na segunda-feira.

    Nesta semana, o Facebook afirmou que seu crescimento pode ser “significativamente” impactado neste ano com a mudança promovida pela Apple, que torna mais difícil para a empresa direcionar anúncios a usuários de dispositivos como o iPhone.

    O Twitter afirmou ainda que as despesas com opções de ações a funcionários neste ano vão somar US$ 600 milhões, acima da previsão anterior de US$ 525 milhões a US$ 575 milhões, uma vez que está acelerando contratações de pessoal.

    O Twitter afirmou que as despesas com funcionários, bem como os custos e despesas totais, aumentem pelo menos 25% em 2021 sobre o ano anterior.