Com mais de 170 imigrantes a bordo, três barcos naufragam na costa da Líbia
Autoridades realizam buscas por viajantes à deriva na região
As autoridades da Líbia realizam buscas por três barcos lotados com mais de 170 migrantes, relatados em perigo em mares agitados ao largo da Líbia. Nesta sexta-feira (23), a organização humanitária francesa SOS Mediterranee informou que as forças navais encontraram um barco de borracha à deriva, sem sobreviventes, com dez corpos flutuando nas proximidades.
O barco perdido foi um dos três que foram sinalizados em perigo pela linha direta civil Alarm Phone, o que levou a uma busca “em mares muito agitados, com ondas de até 6 metros”, disse SOS Mediterranee.
Três navios mercantes ajudaram o navio de resgate da instituição, Ocean Viking, a buscar os barcos em águas internacionais, a nordeste da cidade líbia de Trípoli.
A SOS Mediterranee disse que o navio mercante “My Rose” encontrou três cadáveres na água e um avião da agência de fronteira da UE, Frontex, avistou os destroços de um barco de borracha logo depois.
A Líbia, cheia de conflitos, é uma rota importante para os migrantes que buscam chegar à Europa. A ONG francesa disse que mais de 350 pessoas morreram este ano no Mediterrâneo Central durante as viagens perigosas.
“Os estados abandonam sua responsabilidade de coordenar as operações de busca e resgate, deixando os atores privados e a sociedade civil para preencher o vazio mortal que deixam para trás”, disse o SOS Mediteranee em um comunicado.
As agências da Organização das Nações Unidas (ONU) pediram a reativação das operações de busca e resgate lideradas pelo estado no Mediterrâneo e a suspensão do retorno de migrantes a “portos inseguros”.