Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA: Homem morre após policial se ajoelhar em seu pescoço, diz família

    Em reivindicação de homicídio culposo, advogado da família de Angelo Quinto, de 30 anos, diz que policiais utilizaram 'técnica George Floyd' para imobilizá-lo

    Por Stella Chan e Leah Asmelash, da CNN

     

     

    Um homem de 30 anos do norte da Califórnia, que alegadamente tinha problemas de saúde mental, morreu dias depois de policiais se ajoelharem em sua nuca por quase cinco minutos para imobilizá-lo em uma abordagem, disseram advogados de sua família.

    Angelo Quinto vinha “sofrendo de ansiedade, depressão e paranóia nos últimos meses”, disseram os advogados de sua família em uma ação por homicídio culposo, protocolada em 18 de fevereiro.

    Sua irmã Isabella Collins chamou a polícia em sua casa em Antioquia, Califórnia, no dia 23 de dezembro porque temia que Quinto machucasse sua mãe, disse o advogado da família John L. Burris durante uma entrevista coletiva em 18 de fevereiro.

     

    Antes da chegada da polícia, a mãe de Quinto o segurou contra o peito com as mãos cruzadas em suas costas por alguns minutos, e “ele já havia começado a se acalmar”, afirma a alegação.

    Foi então que dois oficiais do Departamento de Polícia de Antioquia chegaram, e, segundo Burris, não fizeram nenhuma tentativa de entender a situação. De acordo com o advogado, em vez disso, imediatamente eles agarraram o rapaz dos braços de sua mãe.

    Quinto perdeu a consciência e foi levado a um hospital local, onde foi declarado morto três dias depois, afirmam os advogados da família na ação.

    Maria Quinto-Collins, a mãe, usou seu celular para registrar parte do incidente.

    “O que aconteceu?”, ela diz sem fôlego quando Quinto é visto sem se mover e deitado de bruços. Os policiais o rolam para carregar seu corpo, e seu rosto está ensanguentado. Ele é levado para uma maca e paramédicos administram compressões torácicas, conforme sua mãe registra em seu telefone.

    Não estava claro no vídeo se os policiais estavam usando câmeras corporais, que poderiam registrar outros ângulos da abordagem.

    Nos quase dois meses desde a morte de Quinto, a polícia não divulgou um comunicado à imprensa sobre o incidente. O Departamento de Polícia de Antioch e a Divisão de Coroner’s do Sheriff do Condado de Contra Costa não responderam aos pedidos de comentários na segunda-feira.

    “Esses policiais de Antioquia já haviam algemado Angelo, mas não pararam de atacar o jovem e inexplicavelmente começaram a usar a técnica ‘George Floyd‘ de colocar um joelho nas costas e na lateral de seu pescoço, ignorando os apelos do Sr. Quinto de ‘por favor não me mate ‘”, disse Burris.

    A causa da morte de Quinto ainda está pendente, disse o escritório do xerife do condado de Contra Costa à CNN na segunda-feira. Sua morte está sendo investigada pelo gabinete do procurador distrital do condado de Contra Costa.

    Isabella Collins disse que ligou para a polícia na esperança de que eles ajudassem a amenizar a situação.

    “Não acho que nunca vou me sentir mal”, disse ela ao afiliado da CNN KGO. “Se fosse a coisa certa a fazer, não teria matado meu irmão.”

    O secretário municipal de Antioquia e o escritório do advogado não responderam aos pedidos de comentários sobre o caso.

    Tópicos