Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Por volta às aulas, prefeitura de SP fará inquérito sorológico em alunos

    Crianças e adolescentes terão prioridade no diagnóstico para montar estratégia de retorno à educação presencial

    Alunas
    Alunas Foto: CNN (30.jul.2020)

    Julyanne Jucá, da CNN, em São Paulo

    A prefeitura de São Paulo vai iniciar a fase 4 do inquérito sorológico da Covid-19. Previsto para 10 de agosto, crianças e adolescentes serão testadas com o intuito de orientar decisões de volta às aulas na capital paulista. 

    O prefeito Bruno Covas apresentou a fase 1 do inquérito sorológico na cidade de São Paulo em 09 de julho. Na época, informou que o programa de rastreamento de casos de Covid-19 teria nove fases, de forma que orientassem as estratégias de combate à doença em toda a cidade. 

    Leia mais:
    Estados preparam plano conjunto de volta às aulas das escolas públicas
    Com sistema híbrido, escolas particulares do Maranhão retomam aulas presenciais

    Comparando os dados das três fases já feitas até o momento, a Prefeitura conseguiu identificar a prevalência de pessoas que apresentavam anticorpos contra a doença: Na fase 0, com testes realizados até 21 de Junho, a prevalência estava em 9,5%; na fase 1, com testes realizados até 06 de julho, estava em 9,8% e, na fase 2, realizada até 20 de julho, chegou a 11,1%. “Ou seja, hoje mais de 1.320.000 pessoas estão imunes à Covid-19 na cidade de São Paulo.”

    Na última etapa, a Prefeitura percebeu que pessoas com idade superior a 65 anos necessitavam de maior atenção, visto que houve maior prevalência do vírus na faixa etária. Uma estratégia para o público está em andamento. 

    Agora, com o objetivo de orientar as ações da cidade em um momento de intensa discussão sobre a volta às aulas no país, o governo municipal solicitou a realização do inquérito sorológico específico em crianças e adolescentes. O início está previsto para 10 de agosto.