Desabamentos de prédios em Rio das Pedras e na Muzema têm semelhanças
Um prédio desabou na comunidade Rio das Pedras nesta quinta (3); em 2019, dois edifícios construídos ilegalmente caíram na Muzema
O desabamento de um prédio na comunidade Rio das Pedras, zona Oeste do Rio de Janeiro, mostra, mais uma vez, uma tragédia anunciada na cidade. Esta é a avaliação do analista de política da CNN Leandro Resende.
Para o jornalista, é possível traçar um paralelo da tragédia com a queda de dois prédios construídos ilegalmente na comunidade da Muzema, em 2019. Naquela ocasião, 24 pessoas morreram.
“Hoje, dois anos depois, a tragédia tem contornos bastantes semelhantes. É uma construção que fica numa área de mangue que, em tese, é de proteção ambiental, nos mesmos moldes que o prédio da Muzema. E o Rio das Pedras é onde a milícia do Rio atua há mais tempo, desde meados dos anos 70”, disse Resende.
“Nos últimos dez anos, a milícia diversificou os seus negócios e começou a ter essa exploração imobiliária irregular como uma fonte de renda importante. É um problema histórico do Rio, construções irregulares que são feitas sem o aval da prefeitura, sem os mínimos preceitos para poder erguer um prédio.”
Publicado por Thâmara Kaoru