Paes diz que Plano Nacional de Imunização é prioridade, mas estuda alternativas
Em reunião na Fiocruz, Paes assinou um termo de cooperação para aquisição de vacinas produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz
O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, se reuniu nesta segunda-feira (21) com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e com o futuro Secretário Saúde Daniel Soranz para assinar um termo de cooperação para aquisição de vacinas produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz. O encontro a portas fechadas aconteceu na sede da instituição.
Durante a cerimônia de assinatura, Paes destacou a importância da Fiocruz, voltou a reforçar que está em sintonia com o Plano Nacional de Imunização, mas afirmou querer “resguardar” a população carioca criando alternativas.
“O Plano Nacional de Imunização é a nossa prioridade, mas vou estar atento a outras frentes”, afirmou Paes.
Leia também:
Mutação do coronavírus fecha fronteiras e acende alerta às vésperas do Natal
O que sabemos sobre a nova variante do coronavírus
Agência Europeia de Medicamentos recomenda vacina da Pfizer contra Covid-19
Apesar dos questionamentos da imprensa a respeito do plano de imunização para a capital fluminense, Eduardo Paes disse que a programação só será divulgada em 28 de dezembro pelo futuro secretário de saúde Daniel Soranz.
“Saio daqui muito otimista de que teremos um plano nacional de imunização que vai trazer a segurança não só para o Rio, mas para todo o país”, comemorou Paes.
A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, disse que um dos principais esforços da Fiocruz é obter totalmente a produção da vacina Oxford Astrazeneca Fiocruz e deu um prazo para receber o IFA (fármaco utilizado para produção da vacina).
“O IFA chegará dia 9 de janeiro e nós começaremos a produção. Chegando o IFA, entregaremos mensalmente 15 milhões de doses ao nosso Programa Nacional de Imunização”, destacou Nísia.
No sábado (19), o prefeito eleito do Rio já havia se encontrado com o governador de São Paulo, João Dória, na capital fluminense, ocasião em que foi assinado um termo de cooperação para aquisição de vacinas do Instituto Butantan.